[GABARITO] Módulo 2 – 8º Ano - Regência Nominal

Questão 1. Leia o trecho e responda:
Durante um projeto chamado "Frases que Inspiram", os alunos do 8º ano construíram um compêndio virtual de citações sobre perseverança. Cada estudante ficou responsável por pesquisar pensamentos motivacionais e registrar corretamente a autoria das frases.
Ao longo do trabalho, uma equipe selecionou citações que demonstravam respeito às diferenças e valorização das relações humanas. Os estudantes perceberam que muitas mensagens incentivavam atitudes positivas diante dos desafios da vida.
Durante a apresentação final, uma aluna comentou que desenvolveu grande admiração pelos autores estudados, pois eles transmitiam mensagens de esperança e superação.
Assinale a alternativa que apresenta a regência correta do substantivo "admiração".
A) Tenho admiração de meus professores.
B) Tenho admiração aos meus professores.
C) Tenho admiração por meus professores.
D) Tenho admiração com meus professores.
Gabarito: C) Tenho admiração por meus professores.
Comentário:
O substantivo "admiração" exige a preposição "por".
Exemplos:
Tenho admiração por meus pais.
Sinto admiração por grandes cientistas.
A alternativa correta é a letra C porque apresenta a regência nominal adequada.
Questão 2. Leia o trecho e responda:
Em uma atividade colaborativa, os alunos organizaram um compêndio virtual de citações sobre educação. Cada grupo pesquisou frases de escritores, cientistas e educadores que defendiam a importância do conhecimento.
Durante a produção, os estudantes perceberam que muitas citações incentivavam a busca constante pelo aprendizado. Além disso, aprenderam a registrar corretamente autores e fontes consultadas.
Ao final da atividade, um estudante afirmou sentir-se muito satisfeito com o resultado do trabalho realizado pela turma.
Qual alternativa apresenta a regência correta do adjetivo "orgulhoso"?
A) Estou orgulhoso com minha turma.
B) Estou orgulhoso por minha turma.
C) Estou orgulhoso em minha turma.
D) Estou orgulhoso de minha turma.
Gabarito: D) Estou orgulhoso de minha turma.
Comentário:
O adjetivo "orgulhoso" exige a preposição "de".
Exemplos:
Estou orgulhoso de você.
Estamos orgulhosos do trabalho realizado.
Por isso, a resposta correta é a letra D.
Questão 3. Leia o trecho e responda:
Durante a elaboração de um compêndio virtual de citações sobre cidadania, os estudantes pesquisaram pensamentos relacionados ao respeito, à solidariedade e à convivência social.
As frases selecionadas foram organizadas em categorias para facilitar a consulta dos leitores. O projeto contou com a colaboração de toda a turma e foi disponibilizado no site da escola.
Ao avaliar o trabalho, a professora destacou que cada grupo foi responsável por uma parte importante da pesquisa.
A regência correta do adjetivo "responsável" é:
A) responsável de
B) responsável por
C) responsável com
D) responsável em
Gabarito: B) responsável por
Comentário:
O adjetivo "responsável" exige a preposição "por".
Exemplos:
Ela é responsável pelo projeto.
O aluno foi responsável pela apresentação.
Logo, a alternativa correta é a letra B.
Questão 4. Leia o trecho e responda:
Uma turma criou um compêndio virtual de citações sobre leitura e imaginação. Durante as pesquisas, os alunos encontraram frases de escritores brasileiros e estrangeiros que valorizavam os livros como instrumentos de transformação pessoal.
O material foi organizado em um mural digital e compartilhado com toda a comunidade escolar. Muitos estudantes passaram a visitar o ambiente virtual para conhecer novas frases inspiradoras.
Em uma das discussões, um aluno afirmou que determinado aplicativo era adequado para a leitura dos materiais produzidos.
Qual alternativa apresenta a regência correta do adjetivo "compatível"?
A) Compatível por
B) Compatível em
C) Compatível com
D) Compatível de
Gabarito: C) Compatível com
Comentário:
O adjetivo "compatível" exige a preposição "com".
Exemplos:
O sistema é compatível com o computador.
O aplicativo é compatível com o celular.
Portanto, a alternativa correta é a letra C.
Questão 5. Leia o trecho e responda:
Os alunos do 8º ano participaram da construção de um compêndio virtual de citações sobre saúde mental. Durante a pesquisa, encontraram frases que incentivavam o pensamento positivo e o autocuidado.
As citações foram acompanhadas de imagens e referências bibliográficas, tornando o material mais completo e confiável. O projeto despertou o interesse de outras turmas da escola.
Uma estudante comentou que era favorável à criação de novos projetos semelhantes.
A regência correta do adjetivo "favorável" é:
A) favorável em
B) favorável por
C) favorável de
D) favorável a
Gabarito: D) favorável a
Comentário:
O adjetivo "favorável" exige a preposição "a".
Exemplos:
Sou favorável à proposta.
Somos favoráveis ao projeto.
Por isso, a alternativa correta é a letra D.
Questão 6. Leia o trecho e responda:
Durante uma atividade sobre autores famosos, os estudantes criaram um compêndio virtual contendo frases sobre sonhos e superação. Cada grupo ficou encarregado de pesquisar diferentes personalidades e registrar suas contribuições.
Ao longo do trabalho, os alunos perceberam a importância de verificar a confiabilidade das fontes consultadas. Isso contribuiu para a qualidade do material produzido.
Em um comentário, um aluno afirmou que estava cheio de ideias para ampliar o projeto.
A regência correta do adjetivo "cheio" é:
A) cheio por
B) cheio em
C) cheio de
D) cheio a
Gabarito: C) cheio de
Comentário:
O adjetivo "cheio" exige a preposição "de".
Exemplos:
O auditório estava cheio de pessoas.
Estou cheio de ideias.
A alternativa correta é a letra C.
Questão 7. Leia o trecho e responda:
Em um projeto interdisciplinar, os estudantes reuniram citações relacionadas ao meio ambiente. O objetivo era conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação ambiental.
As frases selecionadas foram apresentadas em um mural digital e acompanhadas por imagens ilustrativas. O material despertou o interesse de professores e estudantes.
Ao comentar sua participação, um aluno afirmou ser capaz de desenvolver novas pesquisas sobre o tema.
Qual alternativa apresenta a regência correta do adjetivo "capaz"?
A) capaz com
B) capaz para
C) capaz em
D) capaz de
Gabarito: D) capaz de
Comentário:
O adjetivo "capaz" exige a preposição "de".
Exemplos:
Sou capaz de aprender.
Ela é capaz de resolver o problema.
Logo, a alternativa correta é a letra D.
Questão 8. Leia o trecho e responda:
Uma turma desenvolveu um compêndio virtual de citações sobre ética e convivência. Os alunos pesquisaram frases de filósofos e educadores que refletiam sobre respeito, honestidade e responsabilidade.
Após a publicação, diversos estudantes acessaram o material e compartilharam as mensagens nas redes sociais da escola. O projeto tornou-se uma referência para outras turmas.
Em uma avaliação, a professora afirmou que os alunos estavam próximos do objetivo proposto.
A regência correta do adjetivo "próximo" é:
A) próximo a
B) próximo por
C) próximo em
D) próximo com
Gabarito: A) próximo a
Comentário:
O adjetivo "próximo" exige a preposição "a".
Exemplos:
A escola fica próxima ao parque.
Estamos próximos da conclusão do projeto.
Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Questão 9. Leia o trecho e responda:
Durante uma pesquisa para um compêndio virtual de citações sobre amizade, os estudantes encontraram frases que destacavam a importância dos relacionamentos saudáveis.
Além de registrar as citações, os grupos organizaram as informações em categorias temáticas. Dessa forma, o material ficou mais acessível aos leitores.
Um dos estudantes comentou que era muito cuidadoso com as informações publicadas.
Qual é a regência correta do adjetivo "cuidadoso"?
A) cuidadoso em
B) cuidadoso a
C) cuidadoso por
D) cuidadoso com
Gabarito: D) cuidadoso com
Comentário:
O adjetivo "cuidadoso" exige a preposição "com".
Exemplos:
Seja cuidadoso com seus materiais.
Precisamos ser cuidadosos com as informações divulgadas.
A resposta correta é a letra D.
Questão 10. Leia o trecho e responda:
Os alunos participaram da produção de um compêndio virtual de citações sobre perseverança. Durante as pesquisas, encontraram mensagens que incentivavam a enfrentar desafios e acreditar nos próprios sonhos.
As frases foram reunidas em uma plataforma digital e organizadas por temas. O resultado final foi apresentado durante a feira cultural da escola.
Ao refletir sobre sua participação, um aluno afirmou que estava disposto a colaborar novamente em futuros projetos.
A regência correta do substantivo "disposição" é:
A) disposição para
B) disposição por
C) disposição com
D) disposição em
Gabarito: A) disposição para
Comentário:
O substantivo "disposição" exige a preposição "para".
Exemplos:
Tenho disposição para estudar.
Demonstrou disposição para colaborar.
Assim, a alternativa correta é a letra A.